O cenário está montado para a tão esperada DRUPA 2024. Reconhecida como a maior exposição da indústria de impressão, este evento monumental terá lugar na Alemanha, reunindo uma gama de lançamentos em equipamentos e softwares, delineando assim o panorama futuro do setor.
A DRUPA, ocupando atualmente 18 pavilhões, equivalentes ao espaço total do recinto da feira de Düsseldorf, está gerando grande expectativa. Com mais de 1.400 expositores de 50 nações confirmados até o momento, o retorno da feira após um intervalo de oito anos intensifica a ansiedade e o entusiasmo da comunidade global. A indústria está ávida por tecnologias inovadoras e lançamentos de produtos, consolidando a DRUPA como o evento mais significativo do ano para a indústria global de impressão e embalagem. Ao longo de onze dias, moldará o setor ao apresentar tendências e inovações emergentes, incluindo aquelas destinadas a serem lançadas nos próximos anos. Megatendências como sustentabilidade, economia circular, digitalização contínua, automação, IA, robótica e outras desempenharão papéis centrais em nossas conferências e nos estandes dos expositores. Tecnologias de impressão digital, soluções de embalagem e acabamento digital, além de novos materiais, também terão destaque.
A DRUPA 2024 concentrará sua atenção na automação de processos tradicionais, na impressão digital – especialmente na tecnologia de jato de tinta – e nas embalagens de papelão, alinhando-se aos princípios da Indústria 4.0. O tema central será "impressão sustentável". As aplicações de jato de tinta prometem uma transformação significativa na produção de embalagens, abrangendo desde ondulados até caixas dobráveis, etiquetas e embalagens flexíveis. Apesar da redução no volume de impressão, observamos um aumento tangível na impressão com valor agregado e melhorias decorativas. A digitalização dos processos de embalagem de papelão não apenas aprimora a eficiência, mas também atende aos padrões de qualidade exigidos pelas marcas.
Regulamentações e restrições governamentais sobre a produção sustentável de impressão e embalagem também desempenharão um papel importante, variando de acordo com os países e continentes, mas com um impacto significativo em nossas vidas diárias e nos negócios.
O que torna a DRUPA tão singular não são apenas os expositores internacionais de alto calibre, mas também o amplo programa de suporte oferecido. Assim, a DRUPA não é apenas um local para negócios e networking, mas também para a troca de conhecimentos. Cinco Fóruns Especiais transformarão a feira em um ponto de encontro para novas tecnologias, aplicações e ideias. O Cubo DRUPA, o Próximo Passo da DRUPA (dna) e o Ponto de Contato Embalagem, Têxtil e Sustentabilidade abordarão megatendências globais, tecnologias futuras com potencial de crescimento e melhores práticas, cobrindo um amplo espectro de temas.
Além disso, ofereceremos visitas guiadas especiais sobre nove tópicos específicos para nossos visitantes, que podem ser reservadas além do ingresso. Durante as excursões de aproximadamente duas horas pela feira, os expositores apresentarão produtos inovadores e soluções de negócios ideais.
Haverá inúmeras oportunidades de networking organizadas por nós para expositores, visitantes, mídia e parceiros associados. Nosso Boletim Diário DRUPA (em versão impressa e digital) compartilhará informações valiosas, e os participantes devem visitar o site da DRUPA regularmente para obter as últimas atualizações. A DRUPA oferece uma variedade de ferramentas e serviços antes e durante a visita, todos projetados para ajudar a aproveitar ao máximo a experiência da DRUPA. Recomendo, por exemplo, baixar o aplicativo da DRUPA, agendar reuniões com expositores com antecedência usando nossa ferramenta de matchmaking ou pesquisar expositores e produtos específicos na planta interativa.
Fora do centro de exposições, muitos hotéis, restaurantes, varejistas e muito mais de Düsseldorf participarão da campanha "Cidade da DRUPA", oferecendo ofertas especiais aos nossos visitantes e expositores. Para aqueles que desejam explorar a cidade de Düsseldorf após a feira, recomendamos o "DüsseldorfCard" com descontos de até 100% em cerca de 70 ofertas, como visitas guiadas pela cidade, museus e souvenirs.
A América Latina é um mercado emocionante e em expansão para a indústria de impressão e embalagem – e, claro, é fundamental para a DRUPA. Esta foi uma das razões pelas quais organizamos as Cúpulas da Indústria de Promoção de Impressão na Colômbia, Brasil e México junto com a VDMA (Associação Alemã da Indústria de Engenharia Mecânica) como parte da Turnê Mundial da DRUPA. Tivemos eventos excelentes com uma média de 200 visitantes e pudemos sentir a antecipação crescendo de todas as direções para a DRUPA. A América Latina também é um público-alvo importante para os visitantes da DRUPA: Tivemos cerca de 13.500 visitas da América Latina na DRUPA 2016 – um terço delas do Brasil – e esperamos que muitos visitantes desta região venham a Düsseldorf novamente em 2024. Depois de conversar com tantos profissionais da indústria gráfica em nossa turnê mundial da DRUPA, estamos muito otimistas em relação ao futuro. As descobertas do 9º Relatório de Tendências Globais da DRUPA também confirmam essa perspectiva positiva. A Covid-19 trouxe consigo uma queda no investimento, mas, de acordo com o relatório, esse declínio agora está se revertendo e tanto as impressoras quanto os fornecedores planejam aumentar o investimento em 2024. E se a empolgação na preparação para a DRUPA é alguma indicação, estamos ansiosos por um ano de sucesso para a indústria.
Junto com a digitalização, a sustentabilidade caracterizará a agenda da DRUPA. Com temas como Economia Circular, Eficiência Energética e Conservação de Recursos, tornou-se um fator crucial para a indústria como um todo. Nesse contexto dinâmico, os expositores apresentam seus novos produtos e inovações a um público internacional composto por indústrias de impressão e embalagem, agências, comércio, mídia e pesquisa. A DRUPA mostrará esses novos modelos de negócios e melhores práticas em palcos, fóruns e pontos de contato dedicados, concentrando-se em palestras excepcionais exatamente sobre este importante tópico. O mesmo acontecerá do lado dos expositores, em suas coletivas de imprensa, demonstrações ao vivo e performances inspiradoras.
De particular destaque aqui está o fórum especial "Touchpoint Sustainability" no Pavilhão 14, que apresentará uma infinidade de exemplos de melhores práticas e soluções inovadoras pelas partes interessadas mais importantes para aumentar a sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor agregado da indústria.
Sob o lema "Refletir, Repensar – Reutilizar", a Messe Düsseldorf também se esforça para agir da forma mais consciente possível em relação ao meio ambiente e incentiva todos os expositores a se juntarem a esta iniciativa. Quando muitas pessoas se reúnem, muitos recursos são consumidos. É por isso também que agir de forma sustentável está se tornando um foco crescente em nossos grandes eventos, como a DRUPA. Portanto, um objetivo é envolver a sustentabilidade já na fase de planejamento e identificar – e usar – oportunidades de melhoria. Com consequências positivas: custos minimizados, despesas reduzidas e menor pegada de carbono corporativa. Fazemos o nosso melhor para agir de forma sustentável: com nosso sistema estratégico de gestão de energia e a otimização contínua compatível com o clima do nosso recinto e pavilhões de exposições. Você sabia que nossas instalações funcionam com energia verde?
Principais fóruns apresentados na DRUPA:
Em tempos de mudanças contínuas, processos disruptivos e os novos modelos de negócios resultantes, os cinco Fóruns Especiais da DRUPA fornecem orientação importante e são indispensáveis para o setor:
DRUPA Cube: Oferece um programa de conferências pioneiro em mais de 50 sessões e apresenta os últimos desenvolvimentos na indústria de impressão e embalagem. É o ponto de encontro para tendências e visões inovadoras e oferecerá inspiração e expertise.
Touchpoint Sustainability: Concentra-se no papel da indústria de impressão e papel na transformação sustentável e fornece uma visão geral dos desenvolvimentos atuais, de médio e longo prazo.
Touchpoint Packaging: Foca em soluções de embalagem visionárias e inteligentes e reúne proprietários de marcas com designers, prestadores de serviços de impressão e convertedores.
Touchpoint Textile: Apresenta a estreia mundial de uma Microfábrica Têxtil Digital. Ele mostrará uma cadeia de processos totalmente em rede e integrada, desde a simulação digital, design, animação e renderização virtual até a produção.
Para muitas empresas jovens, não é fácil fazer os contatos certos e estabelecer suas soluções inovadoras e promissoras no mercado. A DRUPA criou uma plataforma especial para este público-alvo: DRUPA Next Age (DNA). Aqui, novatos, jovens talentos, startups e empresas consolidadas podem fazer networking em pé de igualdade, encontrar parceiros de cooperação adequados e trocar ideias inovadoras de negócios.